Inglês

Nome em Latim: Melopsittacus undulatus
Origem: Originário das zonas áridas do interior da Austrália.
Habitat natural: Preferem habitats em campo aberto e arbustos.
Comprimento total: 17cm a 18cm
Reprodução em Cativeiro : Fácil
CARACTERISTICAS
Os indivíduos selvagens apresentam invariavelmente o corpo de cor verde claro, face amarela e asas em que cada pena é negra com rebordo amarelo.
O periquito ondulado apresenta combinações de quatro cores principais, verde, amarelo, azul e branco.
SEXAGEM
A distinção do sexo nos Periquitos é relativamente fácil de se fazer. Os machos têm a carúncula nasal, zona das narinas, azulada, enquanto as fêmeas apresentam nessa zona tons acastanhados, rosados ou mesmo acizentados. Esta característica só se desenvolve a partir dos seis meses de idade e é a única forma segura de visualmente se poder distinguir o sexo destas aves. No caso dos Periquitos Albinos, tanto o macho como a fêmea são visualmente idênticos, ou seja apresentam ambos a carúncula rosada.
COMPORTAMENTO
Os periquitos são voadores natos. Na natureza, são sociáveis, viajando em grandes bandos, às vezes de mais de 10.000 aves, de uma área para a outra, em procura constante de água e comida. São muito activos às primeiras horas da manhã e ao final do dia, procurando, no chão, por sementes, a sua principal fonte de alimentação.
ALIMENTAÇÃO
Alimentam-se de sementes, frutas, legumes, etc.
REPRODUÇÃO
O periquito é certamente uma das aves de gaiola mais populares, não só pela sua beleza mas também devido ao facto de ser uma ave de reprodução fácil.
Efectivamente basta juntar um casal, colocar à sua disposição, pelo menos, dois ninhos, para que a fêmea possa escolher e é vê-los, quase imediatamente, a "trabalharem" para terem descendência.
O próprio acto sexual dos periquitos pode ser observado com facilidade, pois a presença de pessoas não os perturba.
A predisposição para acasalamento revela-se, no macho, por uma excitação que o leva a percorrer os poleitos de um lado para o outro; por uma alteração ocular, com a dilatação da parte central dos olhos; por dar bicadas constantes no bico da fêmea e pela carúncula que fica de um azul brilhante. Na fêmea, esta predisposição revela-se pelo escurecimento da carúncula, que se torna castanho escuro; por aceitar sem retaliar as constantes bicadas do macho e por se aconchegar no poleiro, aguardando ser coberta pelo macho.
Os machos devem ter, pelo menos, 10 meses de idade antes de acasalarem, enquanto que essa idade é de, pelo menos, um ano para as fêmeas e não mais do que quatro anos.
MUTAÇÕES
O periquito ondulado apresenta combinações de quatro cores principais, verde, amarelo, azul e branco. Existem mutações que, actuando sobre uma destas cores principais, podem produzir periquitos cinzentos e os tão apreciados periquitos violeta. Os criadores estipularam duas séries de cores: a série verde ao qual pertencem as aves verdes e amarelas, e a série azul ao qual pertencem as aves azuis e brancas.
OBSERVAÇÕES
A palavra "periquito" teve a sua origem no nome aborigene "betcherrygah", que significa bom pássaro ou boa comida. O seu nome científico é Melopsittacus undulatus, que significa papagaio de canto, com marcas onduladas.