Melro

Características

 Comprimento: 56 a 78 cm

 Envergadura: 100 a 150 cm

 Peso: 0.69 a 2 kg

 Longevidade: 21 anos em estado selvagem, até 40 anos em cativeiro

 

Distribuição

Esta ave tem uma distribuição bastante ampla, podendo ser encontrada desde o Árctico até aos desertos do Norte de África passando por algumas ilhas do Pacífico, Ásia oriental e central, América do Norte e América Central. Na Europa Central existe uma população bastante numerosa nos Alpes, embora seja comum um pouco por toda a Europa.

 

Habitat

Com uma distribuição bastante ampla, esta ave pode ser encontrada numa grande variedade de habitats. Vive em quase todo o tipo de condições, à excepção das florestas tropicais. Geralmente preferem zonas pouco arborizadas ou bosques de arbustos. É ainda frequente em planícies, desertos, tundra pouco arborizada, florestas de montanha e zonas costeiras. Prolifera com bastante facilidade em zonas com forte influência humana, tirando partido da abundância de alimentos inerente à actividade do homem.

 

Reprodução

Estas aves vivem em acasalamento permanente, necessitando de um território bastante grande para se reproduzirem. Território que defendem da invasão de outros membros da espécie e em que geralmente permanecem durante toda a sua vida. Antes da Primavera os machos dão inicio às suas exibições nupciais, caindo em voo picada desde grande altura. Em meados de Fevereiro o casal começa a restaurar o ninho utilizado no ano anterior ou constrói um novo no caso de que este tenha sido destruído. O ninho, normalmente situa-se em árvores bastante altas, em rochas ou em edifícios altos nas cidades. É construído cuidadosamente com ramos e revestido por dentro de penas e materiais de forma a poderem suportar as frias temperaturas. A postura é de 3 a 7 ovos sendo a incubação assegurada exclusivamente pela fêmea durante os 20 a 21 dias que dura o período de choco. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e abandonam o ninho com aproximadamente 30 a 42 dias de idade, mantendo-se junto da família até ao Outono. Durante aproximadamente um ano vagueiam, até, que acasalam e se fixam num território para toda a vida.

 

Alimentação

O corvo-comum é uma ave omnívora caracterizada por um regime alimentar bastante variado. Com uma actividade necrófaga bastante importante, tem como componente principal da sua alimentação a carne de outros animais. Alimenta-se de cadáveres de outros animais, de pequenos mamíferos, insectos, caracóis, lagartos, rãs, vermes e outros invertebrados. Fazem ainda parte da sua alimentação: frutas, cereais, bagas e resto de comida humana, em zonas urbanas. Procuram o alimento geralmente no chão, sendo quase sempre as primeiras aves a chegar junto dos cadáveres.