Gould

origem: Áustralia
esperança de vida: 7 anos
nome científico: Chloebia gouldiae
família: Estrildidae
tamanho: 12 para 15 cm

 

 

Temperamento

Os diamantes gould são animais calmos, que adoram a companhia humana e de outras aves, já que na natureza, vivem sempre em grandes bandos. Podem se dar muito bem com o criador, desde que sejam bem tratadas.

Os gould vivem em harmonia entre si, mesmo durante a época de gestação das fêmeas. Inclusive, o melhor a fazer é manter estas aves a viver em conjunto e não individualmente ou em casais. Outro factor importante é manter sempre mais machos do que fêmeas para que elas possam escolher entre eles. Geralmente o casal, após o acasalamento fica muito unido, não sendo aconselhável separá-los.

Os gould mais conhecidos são os de cabeça vermelha, mas no meio ambiente, encontramos mais espécies com a cabeça preta, sendo que os de cabeça laranja são os mais difíceis de serem encontrados.

 

Descrição

O diamante gould é originário da Austrália Setentrional e pode ter um tamanho de 13 a 14 centímetros. A diferenciação entre machos e fêmeas pode ser feita através das penas, que são menos brilhantes nas fêmeas, e que geralmente não possuem a faixa azul na parte anterior da cabeça. Além disso, o bico das fêmeas adquire uma coloração mais escura na época da gestação.

Às vezes os gould têm a fama de serem muito difíceis de criar, principalmente porque as fêmeas costumam abandonar as crias antes do tempo adequado. Por este motivo, alguns criadores começaram a usar tentilhões japoneses para chocar os ovos no lugar das mães originais. Mas para uma procriação adequada, o melhor mesmo é proporcionar uma série de machos para que a fêmea escolha, permitindo assim, um bom ambiente desde o acasalamento.

O ninho dos gould é construído a partir da corda de cânhamo ou musgo, feno, sisal e fibra de coco. As fêmeas colocam entre quatro a oito ovos, que são chocados por cerca de 14 dias. A plumagem surge após as primeiras três semanas, mas de forma definitiva só depois de três a quatro meses.

 

Alojamento

Os diamante gould podem viver tanto ao ar livre como num aviário fechado. As gaiolas também podem ser utilizadas, mas não proporcionam o espaço adequado para esta ave se movimentar com liberdade, o que pode provocar obesidade. Se forem criados em espaço fechado, devem ser colocadas ao sol de tempos em tempos, já que os gould adoram a luz do sol.

Apesar de terem a fama de apreciarem o calor, estas aves podem ser criadas muito bem em ambientes temperados, desde que estejam bem protegidas no Inverno. A temperatura ideal para estas aves é de 15 a 25 graus Celsius. Se deseja criar o gould em ambientes abertos, deverá escolher um criador que tenha um aviário com estas características, para uma melhor habituação.

 

Alimentação

Os gould alimentam-se de uma mistura de sementes para aves tropicais, que costuma conter vários tipos de milho painço. De vez em quando podem ingerir alguns alimentos à base de ovos, assim como alguns insectos, desde que sejam pequenos, e verduras em pequenas quantidades.

Além destes alimentos, os gould gostam de sementes de ervas e ervas frescas. Como as outras aves, este animal necessita de quantidades razoáveis de arenito para facilitar a sua digestão. Dependendo da circunstância, pode-se dar um suplemento de vitaminas para completar a alimentação, no caso de esta ser incompleta. Na época das crias e da muda de penas, é aconselhável ter um cuidado redobrado na alimentação.

 

Reprodução

O dimorfismo sexual nos Diamantes de Gould assenta nalgumas diferenças de tonalidade, sendo que os machos apresentam cores muito mais vivas e brilhantes do que as fêmeas. Na altura da reprodução, o bico dos machos Gould fica extremamente vermelho, enquanto que o das fêmeas ganha uma cor mais escura, por vezes mesmo negro.

A partir dos 10 meses de idade estas aves já estão sexualmente activas para reprodução, no entanto, e com o intuito de se criarem bons exemplares, só aconselho a partir dos 15 meses de vida.

Nesta espécie, a fêmea é que escolhe o macho com quem deseja procriar, devendo por isso ter ao seu dispor mais do que um elemento. O ninho indicado para a sua criação é uma caixa com cerca de 15cm x 10cm x 10cm, muito semelhante à dos periquitos mas com uma entrada lateral. Alguns criadores optam por dividir estes ninhos em duas partes distintas, em que uma será mais alta que outra, proporcionando desta forma uma zona de "galação", uma vez que os momentos mais indiscretos destas aves só acontecem dentro dos ninhos e nunca cá fora (são muito tímidos estes meninos)!

Para a construção do interior do ninho, deve ser fornecido algum desperdício para aves. Depois do acasalamento, a fêmea coloca entre 4 a 8 ovos, em dias alternados e que incubará durante cerca de 16 dias (por norma e em aves maduras, o choco começa a partir do momento em que a fêmea coloca o último ovo). Ao fim de mais ou menos um mês as crias deixam o ninho, no entanto, somente a partir dos 45 dias de idade é que podem ser separados dos progenitores (altura em que começam a alimentar-se autonomamente).

Em Portugal, a altura mais indicada para a criação de Diamante de Gould situa-se entre Outubro e Janeiro (altura do ano em que no nosso país existe um maior índice de humidade).

 

Ninho:

Dimensão:

15x10x10