Bavette

Diamante Bavette
Nome cientifico
poephila acuticauda
Região
Austrália
Dimensões
14 a 18 cm, anilha 2,50"
Distinção sexos
Depois de adultos, normalmente parte-se do princípio que o macho é ligeiramente maior e tem o babete do peito mais amplo do que o da fêmea. O macho canta e distingue-se da fêmea
Caracteristicas
É sociável com as da sua espécie, com as outras, também desde que não tenham uma actividade exagerada. São mais ou menos resistentes, dependendo das condições de higiene, na alimentação, nas temperaturas (baixas) e nos cuidados especiais com a água limpa.
Comportamento
Muito parecido ao Mandarim. Esta espécie tende em ser agressiva quando se encontra em grandes números, arrancando penas uns aos outros e causando ferimentos. É bastante territorial em relação ao seu ninho, podendo destruir posturas, matar crias e ocupar ninhos de outras aves. Tirando a época da reprodução pode ser alojada em viveiros com outras aves, em números moderados.
Reprodução
Meses do ano
É fácil, em grandes ou médios viveiros eles criam os próprios filhos, em pequenas gaiolas, não sendo impossível, é mais complicado por isso a criação neste caso é feita normalmente através dos Bengalins do Japão. É dos Diamantes Australianos mais fáceis de criar.
Criam bem em gaiolas de dimensões mínimas de 50 x 30 x 30 (comprimento x altura x largura), muitas vezes sem ser necessário o recurso a amas.
com vários tipos de materiais como fibra de coco, sisal, penas, ervas ...
Alojamento
Adapta-se facilmente a um viveiro de grandes dimensões, assim como a viveiro 2mX1mX50cm, a criação em pequenas gaiolas também é possível nunca menos de 50/60 cm.
Ninho
Os ninhos mais usados são os do tipo caixa, semiaberta, que forram por dentro com vários tipos de materiais como fibra de coco, sisal, penas, ervas …
Alimentação Geral
Mistura para exóticos e alpista
Diária
Vegetais
Couve, nabiças, beldroegas, espinafres, grelos ... excepto alface.
Alimento vivo
Bicho da farinha ou pequenos insectos
Papa
Imprescindível diversas papas
Fruta
Outros
Casca triturada de ovo de galinha, areia média de rio bem lavada, grit (ajuda na digestão). Siba, suplementos vitamínicos e protéicos (duas vezes por semana). Minerais